terça-feira, 1 de março de 2011

Rota rés-vés Campo de Ourique


De Manhã:
·     Mercado de Campo de Ourique
Neste mercado, que abriu portas em 1934, para além das habituais bancas de legumes, fruta, peixes e carnes, encontra um interior totalmente remodelado, nos anos 90, onde pode encontrar várias lojas de portas abertas para a rua.
·     Casa Museu Fernando Pessoa
Conheça a casa onde o poeta viveu os seus últimos anos e produziu alguns dos textos mais notáveis da sua obra literária. Veja também o quarto do escritor exactamente como este o deixou! Com marcação, pode participar em inúmeras actividades culturais.
·     Jardim da Parada
Este é o ponto de encontro da gente animada do bairro. Aqui encontra desde entusiasmantes jogos de cartas a crianças a brincar no parque infantil. Divirta-se dando de comer aos patos ou até a ler o seu livro preferido nos bancos dos jardins.

         Sugestões para almoçar:

 

Stop do Bairro - Este restaurante é um dos melhores da cidade de Lisboa. Deixe-se contagiar pela sua simplicidade e pela simpatia dos dois grandes anfitriões da casa: o Sr. João e o Sr. Manuel. A relação preço/qualidade é imbatível, tal como a sua garrafeira!

À Tarde:

Hipótese 1
·    Basílica e Jardim da Estrela
Aproveite para visitar a Basílica da Estrela, uma das grandes referências do bairro. Esta data do séc. XVIII e destaca-se pela sua imponência na zona oeste da cidade. Veja o extraordinário presépio de Machado de Castro, formado por mais de 500 figuras de cortiça e terracota e aproveite para subir até lá a cima.
O Jardim da Estrela é um pequeno oásis no centro cidade, passeie pelo imenso verde que o rodeia e desfrute da natureza que lá encontra.

Hipótese 2
·    Antiquária Alfarrabista
Se é um apaixonado por viagens vai adorar os livros temáticos que aqui pode encontrar dedicados a essa matéria. Entre e perca-se a folhear os livros do antigamente que aqui se vendem.
·    Livraria Bulhosa
Esta livraria tem sempre presente uma grande agenda cultural de eventos como por exemplo as sessões de leitura de poesia. Destaca-se também pelo espaço infantil e pela a área de estar e brincar onde as crianças entram em contacto com o mundo das estórias d’encantar.

Lanche:
·    O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo
Nesta famosa pastelaria de Campo de Ourique encontrará o melhor bolo de chocolate do mundo, à base de camadas de mousse e crocante tipo suspiro que se intercalam ente si e regado com um delicioso chocolate derretido. Após as primeiras garfadas rendemo-nos às evidências, é realmente o melhor do mundo. Desfaz-se na boca e é de chorar por mais, por isso esqueça o dilema das calorias e prove o melhor bolo de chocolate do mundo.
Acessibilidade:
            Campo de Ourique
                Autocarros: 74, 701, 709, 25E, 28E

                Estrela
                Metro
: Rato
                Autocarros: 74, 709, 713, 720, 738, 773, 25E. 28E
Curiosidade:
Aquando do fatídico terramoto de 1755, que arrasou parte da cidade de Lisboa, as linhas de destruição tiveram o seu travão às portas de Campo de Ourique, deixando o bairro intacto. È, portanto, dessa altura que vem o termo popular “rés-vés Campo de Ourique”.

Rota ''28''



Prestes a comemorar um século de história, o célebre “28” tornou-se um verdadeiro ícone da cidade das sete colinas, muitas delas percorridas por este meio de transporte. Posto a circular em 1914, que vai da Graça (ou do Martim Moniz) aos Prazeres, passando por cenários lisboetas que podemos admirar com tempo de sobra.



A paragem ideal para começar é a Graça. Enquanto vai desfrutando da sua vista sentado no eléctrico poderá sair nas paragens que dão acesso a algumas das zonas e monumentos mais simbólicos da capital.
Assim pode começar por desfrutar da vista do Miradouro Senhora do Monte e o da Graça. Seguidamente apanhe o eléctrico e vá até ao Panteão Nacional e visite a Igreja de Santa Engrácia.
Apanhe novamente o eléctrico na estação Voz do Operário e siga até ao Miradouro se Santa Luzia, deixando-se deslumbrar pela vista. Siga a pé para a Sé e visite uma das mais icónicas catedrais lisboetas.Continue a sua viagem no eléctrico, partindo do Limoeiro e seguindo até à Baixa Pombalina. Passeie pelas ruas e vá até ao Chiado, se quiser coma qualquer coisa na brasileira. Se desejar dê uma espreitadela no Bairro Alto.
Continuando a viagem no “americano”, vá desde a Praça de Camões até à Bica e veja o elevador classificado como Monumento Nacional.

Apanhe agora o eléctrico com direcção a São Bento, onde pode ver a Assembleia da República, seguindo para a Basílica da Estrela. Aproveite para conhecer esta Igreja e o jardim à sua frente.
Por último, termine a sua visita em Campo de Ourique. Deixe-se levar pela gula e coma o melhor bolo de Chocolate do mundo.



Rota dos Eventos Out Lisboa


·     Cool Jazz Fest
Todos os Verões, estrelas internacionais do jazz e da pop sobem ao palco em diversos locais da vila de Cascais, tudo ao ar livre. Não perca este ponto forte dos festivais portugueses. (Em Julho)

·     Feira do Artesanato do Estoril
Durante dois meses, artesãos de todo o País reúnem-se para a mais antiga feira de artesanato portuguesa, no Estoril. (Em Julho e Agosto)

·    Feira de Antiguidades e Artesanato
Esta feira em Belém oferece um pouco de tudo; livros, relógios antigos, sinos, estátuas, selos, moedas antigas ou cartões postais. (1º e 3º Domingo das 6 às 18)

·    Feira de São Pedro
É uma feira à antiga, em S. Pedro de Penaferrim, onde no meio da azáfama dos mercadores consegue encontrar um pouco de tudo. (2º e 4º Domingo de cada mês)

·     Festa do Vinho e das Vindimas
Os festejos realizam-se em Bucelas e, entre outros acontecimentos, incluem um desfile etnográfico alusivo ao “vinho e as vindimas”, em que são representadas em carros alegóricos, as várias etapas da produção do vinho. (2º Fim-de-semana de Outubro)
·   Festa das Vindimas em Palmela
Com mais de 40 anos de existência, são o grande cartaz turístico da cidade de Palmela. Além do néctar dos deuses produzido nas suas terras, oferece também um mercado ao ar livre e muita animação musical.


Rota dos Eventos In Lisboa


·     Feira da Ladra
Com raízes que remontam ao século XII, a Feira da Ladra é um acontecimento incontornável da cidade. Começou então como feira franca e deambulou por vários pontos de Lisboa. Duas vezes por semana, vendedores ambulantes de velharias e afins juntam-se para regatear os melhores preços. Entretanto, aproveite a proximidade de Panteão Nacional para uma visita a mais um lugar com história. (Todas as Terças e Sábados entre as 6 e as 18)

·     Mercado Biológico
O Jardim do Príncipe real recebe a partir das primeiras horas da manhã o Mercado Biológico, onde é vendida uma imensa variedade de produtos hortícolas e frutícolas, entre outros. (Todos os Sábados)

·    Feira de Antiguidades e Artesanato
Esta feira em Belém oferece um pouco de tudo; livros, relógios antigos, sinos, estátuas, selos, moedas antigas ou cartões postais. (1º e 3º Domingo das 6 às 18)

·    Festival ao Largo
O festival ao Largo, que acontece todos os anos diante do são Carlos, traz a cultura para a rua. Espectáculos de dança e música reúnem milhares de aficionados e curiosos numa iniciativa que já criou raízes no cenário cultural lisboeta. (Por volta de Julho)

·     Galerias Subterrâneas
Foi recentemente reaberta ao público uma das três galerias subterrânea que noutros tempos abasteciam de água as zonas baixas de cidade de Lisboa. Agora é possível percorrer a galeria que vai desde o reservatório de água da Patriarcal que segue até ao interior da conhecida enoteca Chafariz do Vinho.

·     Festival dos Oceanos
Espectáculos, concertos, noites de fado, museus abertos à noite, exposições, animação de rua, actividades interactivas e pirotecnia são algumas das surpresas, de acesso gratuito, e dirigidas a públicos de todas as idades.

·     Feira do Livro
Já com 80 anos de história a Feira do Livro de Lisboa continua a reunir leitores e escritores no Parque Eduardo VII. (Em Maio)
·   Santos Populares
As Festas de Lisboa prolongam-se durante o mês de Junho e culminam com a comemoração dos Santos Populares e o desfile das Marchas pela Avenida da Liberdade. A animação é garantida.

Rota Experiências Lisboa e Grande Lisboa


·     Passeio de Eléctrico em Sintra
Inaugurou-se no inicio do século XX esta pitoresca linha de eléctrico entre Sintra e a Praia das Maçãs. Após décadas sem funcionar, foi entretanto recuperada e é um passeio divertido para toda a família (só funciona no verão).

·     Ski Skate Parque
Por mais bizarro que pareça, agora já é possível esquiar na Amadora. Este parque, na Atalaia, tem uma rampa de esqui, uma pista de aprendizagem e um skate parque. É uma experiência única.

·    Passeios de Barco
A partir da Marina de Oeiras, a West Coast oferece cruzeiros românticos e passeios de veleiro. Para mais informações consulte: www.westcoast.pt

·    Passeios no Liberdade
Este barco varino transportou mercadorias pelo Tejo. Hoje pertence ao município de Vila Franca de Xira e de Maio a Outubro faz passeios pelo Tejo.

·     Passeio no varino Pestarola
Esta visita ao rio Tejo acontece de Maio a Setembro, sendo feita em grupos e através de marcação pelo telefone. (212148760).

·     Rotas do Património em Mafra
A Câmara de Mafra disponibiliza um conjunto de roteiros e visitas guiadas pelo património cultural mais relevante do Concelho. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

Rota Elevadores


Estes elevadores são todos centenários e verdadeiras obras de arte, monumentos até. Funcionavam para levar as pessoas colina a cima, colina a baixo. Hoje são símbolos icónicos de Lisboa da antiguidade.
·     Bica
Estabelece a ligação entre o Largo do Calhariz e a Rua de S. Paulo, suportando uma das encostas mais íngremes da cidade. Com mais de um século de existência, partilha agora as atenções com a movida nocturna da Bica.

·     Glória
Liga os Restauradores ao Bairro Alto. Começou a funcionar em 1892 com depósitos de água, mais tarde adoptou o vapor e só em 1914 é que se ligou à electricidade. Actualmente, chega a transportar mais de três milhões de passageiros.

·    Lavra
É o mais antigo elevador de Lisboa. Inaugurado em 1884, situa-se na calçada com o mesmo nome e ainda hoje nos leva do Torel e ao seu jardim/miradouro.

·    Santa Justa
Foi considerado para a época (séc. XIX) uma obra audaz, quer pelo desnível existente quer pelos materiais utilizados e viadutos construídos, que facilitaram o acesso à estação superior do Carmo. Concebida por um aprendiz de Gustave Eiffel, a estrutura em estilo neogótico, é feita de ferro e ornamentada com rendilhados. Avista-se daqui uma das mais deslumbrantes vistas panorâmicas de Lisboa.

Rota Miradouros


·     Santa Luzia
Com o casario de Alfama encosta abaixo e o Tejo a encherem as vistas, este miradouro é paragem obrigatória de excursionistas de máquina fotográfica em riste e turistas.

Aqui perto: A esplanada das Portas do Sol, instalada no terraço do silo automóvel da autoria do arquitecto Aires Mateus, tem vista idêntica e confortáveis pufes.

·     Santa Catarina
Seja de dia ou de noite, este é um ponto de encontro de gente jovem. A vista, enquadrada com a ponte sobre o Tejo, é fantástica, principalmente quando gozada nos momentos do pôr-do-sol.

Aqui perto
:
Escolha uma mesa no terraço Noobai e deixe-se lá ficar a bebericar um copo de vinho na companhia de um bom livro.

·    Senhora do Monte e Graça
Chamemos à senhora do Monte “um balcão sobre Lisboa”, porque a plateia fica mais abaixo, na Graça. São dois miradouros vizinhos, mas ambos com vistas privilegiadas sobre a cidade e o rio.

Aqui perto: Reserve um quarto na guesthouse Micasaenlisboa. Muito charme e vistas de cortar a respiração.


·    São Pedro de Alcântara
Um bom par de anos escondido por força de demoradas obras de requalificação, o miradouro regressou no seu melhor.

Aqui perto:
Além da nova esplanada do miradouro, nos jardins do nível inferior há um quiosque wine bar alheio à confusão lá de cima.


·     Jardim do Torel
É mais um regresso nos itinerários lisboetas que se felicita. Após anos a fio esquecido e praticamente votado ao abandono, o jardim e o miradouro estão agora como novos, fruto das demoradas intervenções de reabilitação destes espaços. Tem, inclusive, um agradável novo bar esplanada, ideal para os dias de sol.

Aqui perto
:
Aproveite as confortáveis cadeiras recostáveis espalhadas pelos relvados do jardim.

·     Jardim Botto Machado
Com uma soberba vista panorâmica sobre o rio Tejo, o mais certo é que, mesmo assim, passe despercebido pelos que, todas as terças-feiras e sábados, o invadem em busca de uma qualquer pechincha.

Aqui perto: O jardim tem um novo quiosque com esplanada e um parque infantil novinho em folha.

·     Monte Agudo
É um dos tais miradouros que poucos conhecem, o que é uma verdadeira injustiça, pois desfruta-se daqui uma fabulosa vista sobre o casario lisboeta e o sossego é absoluto.

Aqui perto
:
O percurso pedonal até ao miradouro, entre as Ruas Helidoro Salgado e Ilha de Príncipe, vale pelo passeio em si.

·    Penha de França
Alvo de requalificação recente, o espaço envolvente parece outro, de tão maltratado que se manteve anos a fio. À noite, com nova iluminação sobre a Igreja de Penha de França e o recuperado chafariz, o cenário é digno de registo, sempre com Lisboa em primeiro plano.

Aqui perto: Partindo do Largo da Igreja, continue pela Rua Marques da Silva, de onde desfruta de bonitas vistas.

Rota Low Cost


De Manhã:
·     Visita ao MUDE
Para começar o dia, sugerimos uma visita ao Museu de Design e da Moda onde poderá, de uma forma gratuita, ver não só os objectos que marcam a nossa arte desde a década de 30 (pinturas, esculturas..), mas também várias peças de vestuário, calçado e acessórios (maioritariamente de alta costura) da mesma altura.
Sugestões para almoçar:

 

 Ginjinha nas Portas de Santo Antão - Para almoçar de uma forma económica mas ao mesmo tempo tradicional, propomos que vá à Rua das Portas de Antão que oferece bastantes locais que vendem não só a famosa ginjinha mas também outras iguarias.


À Tarde:
·    Teatro D.Maria II
Para a tarde aproveite para ir ver uma peça a este teatro tão tradicional da nossa capital. Para poupar alguns euros compre bilhetes para quinta-feira(dia do espectador) que têm 50% de desconto ou então compre-os entre as 14.00 e as 15.00 a um preço simpático de 6 euros.
Acessibilidade:
            Local: Baixa-Chiado
     Metro: Baixa-Chiado        
     Autocarro: 28E e 737