terça-feira, 1 de março de 2011

Rota Elevadores


Estes elevadores são todos centenários e verdadeiras obras de arte, monumentos até. Funcionavam para levar as pessoas colina a cima, colina a baixo. Hoje são símbolos icónicos de Lisboa da antiguidade.
·     Bica
Estabelece a ligação entre o Largo do Calhariz e a Rua de S. Paulo, suportando uma das encostas mais íngremes da cidade. Com mais de um século de existência, partilha agora as atenções com a movida nocturna da Bica.

·     Glória
Liga os Restauradores ao Bairro Alto. Começou a funcionar em 1892 com depósitos de água, mais tarde adoptou o vapor e só em 1914 é que se ligou à electricidade. Actualmente, chega a transportar mais de três milhões de passageiros.

·    Lavra
É o mais antigo elevador de Lisboa. Inaugurado em 1884, situa-se na calçada com o mesmo nome e ainda hoje nos leva do Torel e ao seu jardim/miradouro.

·    Santa Justa
Foi considerado para a época (séc. XIX) uma obra audaz, quer pelo desnível existente quer pelos materiais utilizados e viadutos construídos, que facilitaram o acesso à estação superior do Carmo. Concebida por um aprendiz de Gustave Eiffel, a estrutura em estilo neogótico, é feita de ferro e ornamentada com rendilhados. Avista-se daqui uma das mais deslumbrantes vistas panorâmicas de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário